domingo, 13 de janeiro de 2013

E O TEMPO PASSA



DIA 14 DE JANEIRO

E O TEMPO PASSA

"PORTANTO, VEDE PRUDENTEMENTE COMO ANDAIS, NÃO COMO NÉSCIOS, E SIM COMO SÁBIOS, REMINDO O TEMPO, PORQUE OS DIAS SÃO MAUS. ( EFÉSIOS 5:16,16)

A antiguidade pagã, que procurava sempre formular ideias por alegorias, representava o tempo por meio de uma bizarra, possuidora de asas alígeras, pousada sobre um globo e segurando uma foice.
A respeito dessa figura mitológica, o grande autor Camilo Castelo Branco, em seu livro Riquezas do Pobre, diz que, fato, "o tempo tem asas, tem foice ativa sempre, mas também tem, nos olhos, uma venda". Queria o ilustre pensador, realçar a cegueira com que o tempo caminha, indiferente a tudo, insensível aos homens e às civilizações que, por ele, vão passando.
Implacável, sem dúvida, é o tempo em sua marcha sombria. E quantos a esbanjá-lo, prodigamente, numa visão míope, mórbida das oportunidades que a todos ele vai distribuindo.
O autor da Epístola aos Efésios, em solene recomendação, fala-nos de nossas necessidades premente de remir o tempo. Ouçamos as palavras apostólicas: "Portanto, vede prudentemente como andais , não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus".
Remir o tempo, vivendo em prudência. Remir o tempo, vivendo com sabedoria suplicada aos céus.
Remir o tempo, para inspirada contemplação dos perigos desses nossos dias, que são maus, muito maus...
Há um apelo à perfeita mordomia do tempo, a quantos desejam alcançar as bênçãos verdadeiras da vida triunfante. Porque o segredo da vitória consiste, exatamente, no bom emprego do tempo. A hora é feita de minutos, e aquele que sabe utilizar bem todos os minutos, acaba ganhado horas e dias inteiros. A grande ciência que precisamos cultivar é a da extração do máximo proveito dos minutos que Deus nos concede. Olavo Bilac, concluindo uma das sua mais belas poesias, diz:
"Trabalhai, pois a vida é pequena e não há para o tempo demoras...
Não percais os minutos sem pena, não façais pouco caso das horas..."
Estava certo m suas palavras conselheiras, o mestre parnasiano. Porque precisaríamos fazer uma nova avaliação da maneira pela qual estamos administrando o nosso tempo. É tempo mal empregado, é tempo perdido, aquele que nos deixa remorsos.
Em geral temos tempo para tudo. Para o trabalho. Para a recreação. Para os negócios. Mas, e para Deus? E para as coisas de Deus?Não achamos tempo para ler as Sagradas Escrituras, para receber o maravilhoso ensino da Palavra, para meditar em sua verdades, para falar com o Senhor, em benditos momentos de comunhão, para buscar as bênçãos que estão em sua casa santa.
E nossa vida espiritual é vazia. E nossa vida material não tem sentido positivo. E nossa vida doméstica é pobre de poder e de alegria. E vivemos carentemente, porque estamos administrando mal o tempo que Deus nos dá. Que pena seja assim a nossa vida!Que pena seja mui pobre a nossa mordomia dos privilégios que Deus nos dá, e dos quais, um dia, queiramos ou não, haveremos de dar contas...

ORAÇÃO DO DIA

"MINHA ORAÇÃO NESTE DIA, SENHOR É QUE EU SEJA UM EMBAIXADOR DO EVANGELHO DE CRISTO. AJUDA-ME A DESFRUTAR DE MANEIRA SÁBIA DO TEMPO QUE O SENHOR TEM ME CONCEDIDO ORGANIZANDO MEUS AFAZERES E PRIORIZANDO MOMENOS CONTIGO. EM NOME DE JESUS, ORO, AMÉM".

PENSAMENTO PARA O DIA

"DEUS QUER NOS USAR NO LUGAR ONDE ESTAMOS AGORA".

LEIA HOJE:

1 CRÔNICAS 21 E 22
JOÃO 10




Nenhum comentário:

Postar um comentário